História do Apito de Ouro 

Resgate da história do Apito de Ouro.


ATENÇÃO VOCÊ, que tenha materiais, como fotos, sambas, letras de sambas, desenhos, croquis, reportagens, textos, enredos dos anos anteriores, enfim, toda e qualquer informação, todas mesmo (vale até algum tipo de rascunho).

 

Entrar em contato conosco através do Blog, ou por e-mail:
Ramão: mestresala@pop.com.br;
Paulo: wingedw@pop.com.br
Dilmara: dilmaraflores@hotmail.com

Também poderemos recolher estes materiais nos ensaios.
A idéia é disponibilizar no próprio BLOG o(s) arquivo(s).

Conto com a colaboração de vocês.
Grande abraço!
Ramão

 

Um pouco de História

Vamos lembrar um pouco da História da Sociedade Recreativa, Beneficente e Cultural Apito de Ouro, que foi idealizada, entre outras pessoas, por José Corrêa Brito. Um tapense de visão!

Advogado em Tapes por volta de 1968, José Corrêa Brito, figura de preocupação com a ordem social, organizou um grupo de engraxates, todos devidamente identificados, comprou as caixas e material de trabalho.

Para estas pessoas não ficarem ociosos, fora do horário de trabalho, este mesmo Brito foi à Porto Alegre e comprou diversos instrumentos musicais criando assim e também dando origem à Sociedade Esportiva e Recreativa Apito de Ouro.
Ainda há um remanescente hoje na bateria da Escola que é o Dico. (
depoimento relatado por Marco Antônio Pilger)

De Sociedade Recreativa, a Apito de Ouro escreveu sua história e hoje é Escola de Samba; Multicampeã na cidade de Tapes.

Sua organização dos últimos carnavais lhe rendeu a possibilidade de participar do Grupo de Acesso do Carnaval de Porto Alegre, o que muito emociona e motiva a sua comunidade a manter uma crescente evolução e melhorias.

 

(Depoimento de Marco Pilger)

 

A ave Fênix!

Ser mitológico, que, quando morria, entrava em auto combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas. A FÊNIX é o símbolo da Escola de Samba Apito de Ouro de Tapes.